mardi 29 octobre 2013

Honoré Daumier

Honoré Daumier 1808-1879

Honoré Daumier - un wagon de troisième classe,1862-64.


Honoré Daumier - un wagon de troisième classe,1862-64.
huile sur toile
the metropolitan museum of art


en savoir plus sur Daumier ( pdf en anglais de la Royal Academy of Arts )

Balthus - Le salon

Balthus ( peusdonyme de Balthazar Klossowski de Rola )  29 février1908-2001

 Balthus - Le salon 1941-43.

Balthus - Le salon 1941-43.

 Balthus - la chambre turque,1963-66.


Balthus - la chambre turque,1963-66.


mardi 15 octobre 2013

Paul Klee

Paul Klee 1879-1940

 Paul Klee - A young lady's adventure,1922.


Paul Klee

Paul Klee 1879-1940

 Paul Klee -Comedie,1921.
Paul Klee -Comedie,1921.

 Paul Klee -Fire at full moon,1933.
Paul Klee -Fire at full moon,1933.

mardi 8 octobre 2013

Gustave Klimt

Gustav Klimt 1862-1918

Klint mourut avant de pouvoir finir le portrait

  Gustav Klimt - portrait d'Amalie Zuckerkandl,1917-18.

Gustav Klimt - portrait d'Amalie Zuckerkandl,1917-18.


Oskar Kokoschka

Oskar Kokoschka 1880-1980

 Oskar Kokoschka - Hans Tietze et Erica Tietze-Conrat,1909.

Oskar Kokoschka - Hans Tietze et Erica Tietze-Conrat,1909.


 Oskar Kokoschka - enfants jouant,1909.

Oskar Kokoschka - enfants jouant,1909.



Oskar Kokoschka - Bessie Bruce,1910.

lundi 7 octobre 2013

Jordaens - la famille de l'artiste

Jacques Jordaens 1593-1678
il est parmi les grands peintres d'Anvers avec Antoine Van Dyck 1599-1641
et Pierre Paul Rubens 1577-1640.


 Jordaens - la famille de l'artiste

Jordaens - la famille de l'artiste,1621-22.
Huile sur toile, 181 x 187 cm
Madrid, Musée du Prado


samedi 5 octobre 2013

Gregory Crewdson

Gregory Crewdson 1962-...
photographe, fils de psychanalyste,
il a pu s'inspirer d'Edward Hopper pour la photographie, Jeff Wall pour la photographie, Stephen King pour la littérature,etc...















mardi 1 octobre 2013

Renoir - nature morte

Pierre-Auguste Renoir 1840-1926
 Renoir - Nature morte,1872.

Renoir - Nature morte,1872.
Musée Calouste Gulbenkian,Lisbonne.

A pintura foi executada em 1872, ano de realização do célebre Impressionsoleil levant (Musée Marmottan, Paris). Embora apresente um esquema de composição possivelmente inspirado em Fantin-Latour (Mesa com flores e frutos, Museum of Fine Arts, Boston), que abordou o género dentro da tradição clássica, pode afirmar-se, neste caso, que se acrescenta ao tema um tratamento inovador. Esta concepção encontra paralelo na época em Édouard Manet, pintor que procurou intencionalmente incorporar aos objectos inanimados o conteúdo subjectivo da sua apreciação pessoal. 

Uma sequência ordenada de formas esféricas estrutura exemplarmente a representação - os frutos da estação estival estabelecem um diálogo cromático subtil com os objectos de porcelana chinesa cuidadosamente dispostos no espaço - e permite entender o conjunto como um discurso plástico coerente. A estética de ar livre, tão cara aos impressionistas, invade de luz toda a superfície da tela, conferindo-lhe, nessa medida, uma singular originalidade. É através da cor, porém, que Monet melhor expressa uma realidade que se destina, essencialmente, à apreensão pelos sentidos. 




Renoir - Madame Monet

Pierre-Auguste Renoir 1840-1926

Renoir - Madame Monet,1872.

Renoir - Madame Monet,1872.
huile sur toile - 53 x 71,7 cm
musée Calouste Gubelkian,Lisbonne.

O retrato data de uma época em que Renoir visitou com frequência a família Monet em Argenteuil. A figura de Camille é, de resto, uma presença habitual em obras realizadas por grandes nomes ligados ao movimento impressionista. 

A realidade física aparece captada como um impulso de visão rápida, fenómeno que resulta de uma técnica de pincelada espontânea. A cena de interior é tratada como uma pintura de ar livre, aspecto que lhe confere um carácter francamente inovador. A distribuição difusa da luz estende-se por toda a superfície da tela e contribui para reforçar a sensação de frescura geral da representação. 

O realismo íntimo que caracteriza a composição reflecte, por outro lado, uma tendência comum à geração de Renoir. São evidentes as referências à vida contemporânea e ao “japonismo” em voga, bem como as alusões à arte de Goya e Manet.