jeudi 31 octobre 2013
Félix Vallotton
Félix Vallotton 1865-1925
Félix Vallotton -" Portrait de femme en chapeau noir ",1908.
Huile sur carton 81,3 x 65 cm
Musée de l'Ermitage
St Peterbourg
Visite guidée : Félix Vallotton au Grand Palais par telerama
Félix Vallotton -" Portrait de femme en chapeau noir ",1908.
Huile sur carton 81,3 x 65 cm
Musée de l'Ermitage
St Peterbourg
Visite guidée : Félix Vallotton au Grand Palais par telerama
mardi 29 octobre 2013
Honoré Daumier
Honoré Daumier 1808-1879
Honoré Daumier - un wagon de troisième classe,1862-64.
huile sur toile
the metropolitan museum of art
en savoir plus sur Daumier ( pdf en anglais de la Royal Academy of Arts )
Balthus - Le salon
Balthus ( peusdonyme de Balthazar Klossowski de Rola ) 29 février1908-2001
Balthus - la chambre turque,1963-66.
Balthus - la chambre turque,1963-66.
mardi 15 octobre 2013
samedi 12 octobre 2013
mardi 8 octobre 2013
Gustave Klimt
Gustav Klimt 1862-1918
Klint mourut avant de pouvoir finir le portrait
Klint mourut avant de pouvoir finir le portrait
Gustav Klimt - portrait d'Amalie Zuckerkandl,1917-18.
Oskar Kokoschka
Oskar Kokoschka 1880-1980
Oskar Kokoschka - Hans Tietze et Erica Tietze-Conrat,1909.
Oskar Kokoschka - Bessie Bruce,1910.
lundi 7 octobre 2013
Jordaens - la famille de l'artiste
Jacques Jordaens 1593-1678
il est parmi les grands peintres d'Anvers avec Antoine Van Dyck 1599-1641
et Pierre Paul Rubens 1577-1640.
il est parmi les grands peintres d'Anvers avec Antoine Van Dyck 1599-1641
et Pierre Paul Rubens 1577-1640.
Jordaens - la famille de l'artiste,1621-22.
Huile sur toile, 181 x 187 cm
Madrid, Musée du Prado
samedi 5 octobre 2013
Gregory Crewdson
Gregory Crewdson 1962-...
photographe, fils de psychanalyste,
il a pu s'inspirer d'Edward Hopper pour la photographie, Jeff Wall pour la photographie, Stephen King pour la littérature,etc...
photographe, fils de psychanalyste,
il a pu s'inspirer d'Edward Hopper pour la photographie, Jeff Wall pour la photographie, Stephen King pour la littérature,etc...
vendredi 4 octobre 2013
mardi 1 octobre 2013
Renoir - nature morte
Pierre-Auguste Renoir 1840-1926
Renoir - Nature morte,1872.
Musée Calouste Gulbenkian,Lisbonne.
A pintura foi executada em 1872, ano de realização do célebre Impression, soleil levant (Musée Marmottan, Paris). Embora apresente um esquema de composição possivelmente inspirado em Fantin-Latour (Mesa com flores e frutos, Museum of Fine Arts, Boston), que abordou o género dentro da tradição clássica, pode afirmar-se, neste caso, que se acrescenta ao tema um tratamento inovador. Esta concepção encontra paralelo na época em Édouard Manet, pintor que procurou intencionalmente incorporar aos objectos inanimados o conteúdo subjectivo da sua apreciação pessoal.
Uma sequência ordenada de formas esféricas estrutura exemplarmente a representação - os frutos da estação estival estabelecem um diálogo cromático subtil com os objectos de porcelana chinesa cuidadosamente dispostos no espaço - e permite entender o conjunto como um discurso plástico coerente. A estética de ar livre, tão cara aos impressionistas, invade de luz toda a superfície da tela, conferindo-lhe, nessa medida, uma singular originalidade. É através da cor, porém, que Monet melhor expressa uma realidade que se destina, essencialmente, à apreensão pelos sentidos.
A pintura foi executada em 1872, ano de realização do célebre Impression, soleil levant (Musée Marmottan, Paris). Embora apresente um esquema de composição possivelmente inspirado em Fantin-Latour (Mesa com flores e frutos, Museum of Fine Arts, Boston), que abordou o género dentro da tradição clássica, pode afirmar-se, neste caso, que se acrescenta ao tema um tratamento inovador. Esta concepção encontra paralelo na época em Édouard Manet, pintor que procurou intencionalmente incorporar aos objectos inanimados o conteúdo subjectivo da sua apreciação pessoal.
Uma sequência ordenada de formas esféricas estrutura exemplarmente a representação - os frutos da estação estival estabelecem um diálogo cromático subtil com os objectos de porcelana chinesa cuidadosamente dispostos no espaço - e permite entender o conjunto como um discurso plástico coerente. A estética de ar livre, tão cara aos impressionistas, invade de luz toda a superfície da tela, conferindo-lhe, nessa medida, uma singular originalidade. É através da cor, porém, que Monet melhor expressa uma realidade que se destina, essencialmente, à apreensão pelos sentidos.
Renoir - Madame Monet
Pierre-Auguste Renoir 1840-1926
Renoir - Madame Monet,1872.
huile sur toile - 53 x 71,7 cm
musée Calouste Gubelkian,Lisbonne.
O retrato data de uma época em que Renoir visitou com frequência a família Monet em Argenteuil. A figura de Camille é, de resto, uma presença habitual em obras realizadas por grandes nomes ligados ao movimento impressionista.
A realidade física aparece captada como um impulso de visão rápida, fenómeno que resulta de uma técnica de pincelada espontânea. A cena de interior é tratada como uma pintura de ar livre, aspecto que lhe confere um carácter francamente inovador. A distribuição difusa da luz estende-se por toda a superfície da tela e contribui para reforçar a sensação de frescura geral da representação.
O realismo íntimo que caracteriza a composição reflecte, por outro lado, uma tendência comum à geração de Renoir. São evidentes as referências à vida contemporânea e ao “japonismo” em voga, bem como as alusões à arte de Goya e Manet.
A realidade física aparece captada como um impulso de visão rápida, fenómeno que resulta de uma técnica de pincelada espontânea. A cena de interior é tratada como uma pintura de ar livre, aspecto que lhe confere um carácter francamente inovador. A distribuição difusa da luz estende-se por toda a superfície da tela e contribui para reforçar a sensação de frescura geral da representação.
O realismo íntimo que caracteriza a composição reflecte, por outro lado, uma tendência comum à geração de Renoir. São evidentes as referências à vida contemporânea e ao “japonismo” em voga, bem como as alusões à arte de Goya e Manet.